Psicodiagnóstico
Serviços Clínicos
Também disponível online
Saiba mais
O que é?
O psicodiagnóstico é caracterizado por testes e análises que são capazes de confirmar, com alto grau de precisão e confiabilidade, diagnósticos psicológicos do paciente. Dessa forma, é possível criar um plano terapêutico mais direto e eficaz.
Para quem é?
O psicodiagnóstico é para todas as pessoas que tenham alguma queixa de comportamento, ou que esteja relacionada a aspectos psicológicos, e queiram compreender se isso está, de fato, ligado a algum tipo de transtorno.
Pré-requisitos
Para a realização do psicodiagnóstico, é necessário encaminhamento do psiquiatra ou psicólogo.
Perguntas Frequentes
O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica. Basicamente, enquanto o psicodiagnóstico se trata de um procedimento onde são usados diferentes testes psicológicos para avaliar aspectos da personalidade do paciente, a avaliação psicológica é mais ampla, e não requer a utilização de testes, necessariamente. A avaliação psicológica coleta dados e interpreta resultados de modo mais abrangente.
O serviço de psicodiagnóstico não é disponível livremente para todas as pessoas. Antes, ele deve ser requerido por outros profissionais da saúde responsáveis pelo cliente.
O psicodiagnóstico é realizado em várias etapas, durando em média de 6 a 10 sessões, dependendo do caso do cliente e da metodologia utilizada. Na última sessão ocorre a entrega e explicação dos resultados, assim como demais esclarecimento e o encaminhamento do cliente para o tratamento adequado.