Ir para o conteúdo principal

Psicoterapia de casal

Serviços Clínicos
Também disponível online Saiba mais

O que é?

A terapia de casal é uma modalidade de atendimento desenvolvida para otimizar os relacionamentos. Com ela, o casal pode trabalhar aspectos como: melhorar a comunicação e a resolução de conflitos, aprender a lidar com crises, enfrentar traições ou luto, melhorar a vida sexual, entre diversas outras questões que envolvem uma vida conjunta.

Para quem é?

Diferente do que se possa imaginar, a terapia de casal não é um recurso utilizado apenas para casais em crise, mas pode ser procurada, também, por casais que, justamente, queiram prevenir problemas mais graves no relacionamento.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos exigidos para a terapia de casal ou terapia de casal online.

Perguntas Frequentes

Diferente do que muitos pensam, na terapia de casal o psicólogo não atua como um “juiz” do relacionamento, também não cabe a ele interferir nas decisões do casal. Ao invés disso, o profissional vai conduzir a comunicação para que o casal identifique aquilo que aflige a si e ao outro, como os problemas se iniciam e como lidar com essas situações de conflito, sempre buscando melhorar a dinâmica e vida em conjunto do casal.

Um dos principais fatores para se fazer psicoterapia de casal é o desejo genuíno de estarem juntos. Além disso, manter a disposição e a disciplina para frequentar regularmente as sessões e praticar as mudanças apreendidas em terapia, além de estar atento a não repetir os mesmos vícios de relacionamento, e apresentar um atitude aberta e conciliadora.

A psicoterapia de casal é considerada uma terapia breve, ou seja, tem um tempo de duração definido. O tempo total do início até a elaboração da demanda e encerramento ocorrem em aproximadamente 12 sessões. O tratamento está vinculado diretamente com a qualidade do relacionamento do casal. Uma vez definidos os objetivos, o foco da terapia se torna trabalhar os temas que geram conflitos no relacionamento, desenvolvendo a comunicação e resolvendo impasses. Assim que o casal desenvolve a autonomia para resolver novas dificuldades por si próprios, a psicoterapia de casal tem seu fechamento.