Ir para o conteúdo principal

Psicoterapia individual

Serviços Clínicos
Também disponível online Saiba mais

O que é?

A Terapia Individual é um método utilizado para auxiliar o indivíduo a compreender melhor seus próprios pensamentos, sentimentos, desejos e ações. A pessoa não precisa estar, necessariamente, passando por algum problema específico para procurar a psicoterapia Individual, mas com o processo terapêutico certamente ela terá mais ferramentas para enfrentar questões de ordem psicológica, como depressão, ansiedade, TOC, distúrbios alimentares, entre outros; assim como contribuirá para o seu autoconhecimento, autoconfiança e melhora dos relacionamentos.

Para quem é?

A terapia individual é direcionada a qualquer pessoa que tenha interesse em buscar autoconhecimento, trabalhar sua inteligência emocional, aprender a lidar com problemas ou acredite que precisa dar mais atenção à sua saúde mental.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para a terapia individual, qualquer pessoa que deseja pode procurar auxílio psicológico. Se você gostaria de ter os benefícios que a psicoterapia proporciona, agende sua consulta com um de nossos psicólogos no botão abaixo.

Perguntas Frequentes

Através de encontros semanais, a psicoterapia individual possibilita o autoconhecimento, o desenvolvimento da inteligência emocional, melhora na solução de conflitos e maior entendimento de como nossas emoções e pensamentos estão conectados.

O acompanhamento terapêutico pode ser procurado por qualquer pessoa que queira entender e lidar melhor com as suas emoções, buscando melhorar sua qualidade de vida. Porém, alguns casos requerem maior urgência, como: ter emoções demasiadamente intensas, ter pensamento fixo em traumas, sentir-se constantemente desmotivado, apresentar muitas variações de humor, baixo rendimento no trabalho e dificuldades nas relações. Se você se identificar com esses sinais, talvez seja o momento de procurar acompanhamento psicológico profissional.

O currículo é parte importante, mas não é tudo na hora de escolher um terapeuta. Confiança e identificação também fazem parte dos critérios para decidir permanecer com um determinado profissional. Os principais pontos para analisar são: • se você gosta dele; • se ele faz comentários que fazem sentido para você; • se você se sente acolhido, que o terapeuta te escuta e te compreende e principalmente, não faz julgamentos sobre seu comportamento, sentimentos ou emoções; • principalmente, se ele não tenta te convencer do que fazer.

Mesmo sendo algo subjetivo, é possível identificar alguns sinais de que a terapia está funcionando. Alguns deles são: melhora nas relações interpessoais, na autoestima e na saúde de modo geral; fortalecimento na relação com o psicólogo, escuta mais ativa do que ele diz e sentimentos mais positivos em relação à terapia. Além disso, se você perceber mudança de comportamentos e pensamentos que costumava ter, esses também são ótimos indícios de que o seu processo terapêutico está trazendo resultados positivos.